Ferramentas do Cidade Inteligente começam a ser instaladas em Angra dos Reis

Com o objetivo de auxiliar a Defesa Civil de Angra dos Reis a monitorar as condições climáticas em tempo real, o projeto Cidades Inteligentes, da PPP de Iluminação Pública, começou a instalar ferramentas que serão utilizadas no monitoramento de condições meteorológicas referentes ao município.

A primeira estação meteorológica foi instalada no último mês. Localizado no bairro São Bento, o equipamento fornece previsão de tempo, dados de temperatura, volumes pluviométricos, umidade relativa do ar, velocidade e direção dos ventos, taxas de raios ultravioleta e pressão atmosférica. Os outros equipamentos serão instalados na divisa com Mangaratiba, Ilha Grande, divisa com Paraty e proximidades da Serra d‘Água.

– Desta forma, teremos um melhor monitoramento das condições meteorológicas para a região, o que permitirá que nossa Defesa Civil envie alertas mais precisos para a população de Angra dos Reis – explica o secretário de Defesa Civil, Fábio Júnior Pires.

Além das cinco estações, será instalado também marégrafo – instrumento que registra automaticamente o fluxo e o refluxo das marés – e linígrafo – equipamento automático que registra continuamente ou por amostragem a variação dos níveis de água.

– O primeiro equipamento já está funcionando, e a equipe da Defesa Civil foi treinada para utilizá-lo. Com ele e os outros que chegarão, novos dados estão sendo gerados, na intenção de fornecer melhor informação relacionada ao gerenciamento de risco de desastre – informa o secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *