Reconhecimento foi entregue nesta terça-feira, em São Paulo, durante a 9ª edição do Connected Smart Cities & Mobility, maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil
Caxias do Sul conquistou o selo Connected Smart Cities de boas práticas em cidades inteligentes. O reconhecimento foi entregue nesta terça-feira (05/09), em São Paulo, durante a 9ª edição do Connected Smart Cities & Mobility.
A premiação é concedida pelo Connected Smart Cities e pela Soluções Públicas Inteligentes (Spin), como forma de estimular e reconhecer a inovação no setor público. Os secretários de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha, e de Recursos Humanos e Logística, Ronaldo Boniatti, receberam a distinção do município com o selo bronze, em nome do prefeito Adiló Didomenico.
“Essa conquista nos estimula a continuar avançando na modernização da cidade, que já se traduz, na prática, na prestação mais rápida e eficaz de uma série de serviços à população, como a emissão de guias, abertura de empresas e estímulo à inovação e empreendedorismo”, destaca o prefeito.
A participação de uma comitiva caxiense no maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil reflete a escolha do município para a segunda etapa da cooperação técnica de transformação digital de municípios. A Corporação Andina de Fomento (CAF), do Banco de Desenvolvimento da América Latina, e o Consórcio Latina América Smart Cities elegeram três cidades do país para desenvolver projetos de transformação digital: além de Caxias, estão na lista Belém (PA) e Boa Vista (RR).
Em 2023, Caxias do Sul foi considerado o sexto município mais inovador do Brasil e o primeiro do Rio Grande do Sul em avaliação realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor. Esse índice foi baseado em duas categorias principais e em nove indicadores: registro de patentes, tamanho da indústria inovadora, tamanho da economia criativa, tamanho das empresas TIC, proporção de mestres e doutores em C&T, proporção de funcionários em C&T, média de investimentos, infraestrutura tecnológicas e contratos e concessões.
O selo
O selo Connected Smart Cities (SCSC) resulta da avaliação de seis dimensões:
Planejamento da Cidade Inteligente, avaliando boas práticas refletidas no planejamento municipal;
Governança da Cidade Inteligente, considerando boas práticas refletidas na governança da Cidade;
Tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities, identificando o reflexo de boas práticas nos indicadores da cidade;
Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, observando o impacto de boas práticas refletidas no planejamento de TICs do município;
Maturidade para Parcerias, avaliando boas práticas refletidas na colaboração do poder privado na cidade;
Ecossistema de Inovação, avaliando boas práticas refletidas na regulação do Ecossistema de Inovação Municipal.
Conforme o desempenho nessas dimensões, os municípios recebem selos diamante, ouro, prata, bronze e aspiracional. Nenhuma cidade já atingiu o estádio diamante.
Aspiracional: Cascavel (PR), Garopaba (SC), Igarapava (SP), Laranjeiras do Sul (PR), Mesquita (RJ), Primavera do Leste (MT) e Tangará da Serra (MT)
Bronze: Amargosa (BA), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Caruaru (PE), Caxias do Sul (RS), Cuiabá (MT), Joinville (SC), Londrina (PR), Maringá (PR) e Santana de Parnaíba (SP)
Prata: Fortaleza (CE), Jaguariúna (SP), Jundiaí (SP), Lucas do Rio Verde (MT), Mogi das Cruzes (SP), Niterói (RJ), Osasco (SP), Praia Grande (SP), Santo André (SP), São Luís (MA), Sorocaba (SP) e Tubarão (SC)
Ouro: Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Pato Branco (PR), Pindamonhangaba (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP) e São Paulo (SP)