Piraí (RJ) é destacada como “Cidade Digital” na Newsweek

Piraí (RJ) foi uma das 10 cidades do mundo que foram parar na edição desta semana da revista americana Newsweek, informou a edição de hoje (15/06) do jornal O Dia . A revista listou cidades que projetaram a tecnologia sem fio de alta velocidade em seu desenvolvimento. A matéria mostra o projeto do prefeito Luiz Fernando de Souza (PMDB), o Pezão, presidente da Associação dos Prefeitos do Estado do Rio de Janeiro (Apremerj) e diretor da CNM. O município instalou Internet gratuita para a população.

Quatro municípios brasileiros receberam , no dia 10 de junho, em Bogotá, na Colômbia, o “Prêmio Latino-americano de Cidades Digitais”. São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Jundiaí (SP) e Piraí (RJ)  foram os vencedores, respectivamente, nas categorias “E-Inclusão”, “Cidade Média”, “Promoção Empresarial”, e “Cidade Pequena”. A premiação será a participação de um grupo de servidores das cidades em programa especial de capacitação, no Canadá, no período de uma semana ainda este ano. Os vencedores receberão também diploma de reconhecimento.

Realizado uma vez por ano pelo Instituto para a Conectividade nas Américas (ICA) e pela Associação Hispano-americana de Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicações (AHCIET), o prêmio visa o desenvolvimento de iniciativas municipais relacionadas à aplicação da modernização por meio de tecnologias da informática e comunicação, assim como projetos inovadores de E-Governo.

A CNM atuou como parceira importante da AHCIET na divulgação do concurso entre os 5,5 mil municípios brasileiros. Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, este tipo de iniciativa vem a contribuir para o desenvolvimento de gestões eficientes nas cidades. “E o Brasil tem capacidade para, inclusive, exportar este tipo de conhecimento”, afirma. Ziulkoski se refere ao CidadeCompras, que vem revolucionando as compras públicas nos municípios. O portal de compras municipais tem conseguido alcançar uma economia de 30% nos pregões eletrônicos e já está presente em pequenas e médias cidades brasileiras.

Izabella Rufino
Agência CNM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *